O lançamento do novo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) marcou a abertura doSeminário Latino-Americano de Informações e Indicadores Culturais na manhã desta terça-feira (15), em Brasília. Totalmente desenvolvido em software livre, o novo SNIIC integrará os diversos bancos de dados do Ministério da Cultura (MinC) e já está em funcionamento com informações das plataformas dos Pontos de Cultura, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e do Cadastro Nacional de Museus.
A interface do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais voltada para o conhecimento sobre os museus do Brasil é a Museusbr. Inicialmente, os dados foram coletados pelo Cadastro Nacional de Museus mas, a partir de agora, contarão com a participação colaborativa, na qual qualquer ator da sociedade poderá contribuir para o mapeamento territorial dos museus. Caso o diretor ou responsável por um Museu deseje alterar as informações sobre a sua instituição, basta criar uma conta de usuário na categoria agente cultural e este estará apto para realizar a atualização periódica dos dados do museu, inserção de imagens, divulgação de eventos, entre outros.
Apresentado ao público pelo coordenador-geral de Monitoramento de Informações Culturais do MinC, Leonardo Germani, a ferramenta reunirá informações do Brasil inteiro e, por meio de filtros de busca, possibilitará o acesso a publicações, gráficos, tabelas, artigos, mapas pesquisas, produtos de consultorias e divulgação de benefícios do Vale Cultura e dos recursos da Lei Rouanet. Ele destacou, ainda, que todo o Sistema está em permanente construção e que ainda há muitos desafios para a sua ampliação e aperfeiçoamento.
Além do presidente substituto do Instituto Brasileiro de Museus, Marcos Mantoan, também participaram do evento o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura/MinC, Guilherme Varella, o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca/MinC, Volnei Canônica, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural e Ivana Bentes e o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura/Minc, Vinícius Wu.
Acesse a Plataforma Museusbr e participe!