Grupo de pesquisa coordenado pelo docente Leonardo Fraceto e formado por pós-doutorandos obteve conquistas em 2019
No cenário de aproximação entre a academia e o setor privado, uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), do campus de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista (Unesp), formou um time para participar de eventos na temática de empreendedorismo e inovação.
Criada a partir da iniciativa, a equipe 4griSolutions, coordenada pelo professor Leonardo Fraceto, do ICT, e formada pelos pós-doutorandos Jhones Luiz de Oliveira, Lucas Bragança de Carvalho e Marcela Camara, alcançou conquistas importantes em eventos de que participou em 2019.
Na segunda edição do Encontro de Empreendedorismo e Inovação (EI!), realizado no campus de Araraquara da Unesp, a 4griSolutions conquistou a segunda colocação com o projeto “Nanobiotecnologia aplicada à agricultura sustentável”. Na oportunidade, o time coordenado por Leonardo Fraceto também foi selecionado para participação do Biohealth Tech Challenge, desafio em que foram apresentadas ideias potencialmente inovadoras para a área de Biotecnologia e Saúde.
A avaliação do pitch (apresentação resumida do projeto) foi feita por uma banca composta por empreendedores, docentes e representantes de empresas. Realizado no fim de novembro, o evento buscou compartilhar conhecimentos entre jovens universitários, pós-graduandos, empreendedores e demais interessados.
Reconhecimento
Em outra atividade, a equipe do campus de Sorocaba teve o trabalho reconhecido na primeira edição de um programa de pré-aceleração de tecnologias químicas intitulado SBQ Acelera, realizado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) em parceria com a Wylinka e o INCT Midas.
Finalista do programa, a 4griSolutions participou do evento final, chamado Demoday, no qual os pitchs das equipes foram direcionados para uma banca de investidores e representantes de empresas. Esse evento ocorreu no BH TEC, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, e o time da Unesp conquistou a segunda colocação na primeira edição do SBQ Acelera.
“As conquistas da nossa equipe só foram possíveis devido a um trabalho coletivo no desenvolvimento das atividades. São resultados do reconhecimento alcançado pelas tecnologias que estão sendo desenvolvidas no grupo de pesquisa na universidade”, salienta o professor Leonardo Fraceto.
O programa de pré-aceleração de tecnologias químicas contou com o patrocínio das empresas Oxiteno e Rhodia Solvay Group e com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM). A ação forneceu aos participantes conhecimentos por meio de mentorias e consultorias com especialistas em empreendedorismo, fazendo também a conexão com potenciais clientes.
“A experiência vivenciada nos eventos foi muito motivadora e proporcionou uma visão das etapas e passos para viabilizar essas soluções ao mercado do agro”, avalia Jhones Luiz de Oliveira. A tese de doutorado defendida por ele na universidade venceu o Grande Prêmio Unesp de Teses no ano passado.