- OFICINAS/CURSOS
As oficinas terão por objetivo treinar, orientar e sensibilizar o público-alvo. Estas oficinas/cursos serão ministrados necessariamente, nas instalações do CONTRATANTE e/ou locais próximos, na região de abrangência dele atendendo preferencialmente a população dessa mesma região.
Logística para as atividades: Sala de aula com acomodações para os participantes de cada uma das atividades com mesas e cadeiras. Quadro branco ou negro com canetas próprias ou giz (conforme o caso). Equipamento Datashow, computador para apresentações virtuais. Conexão Internet disponível. Coffee-break/lanche para todos os participantes das atividades que tenham duração de mais de 5h/dia.
A – Gestão para artesãos: Sabemos que artesãos existem em todas as partes do Brasil. A maioria deles trabalha de forma independente e muitas vezes carecem de entender o seu fazer como um negócio. A dificuldade que a maioria tem vai desde a composição de preço para venda até a administração de um livro caixa. É comum o artesão confundir o livro caixa do seu fazer artesanal com o próprio dinheiro. Exatamente por isso ele não cresce e tende a ficar parado no tempo. Sequer usa as ferramentas virtuais disponíveis para alavancar sua atividade.
16h/aula – com atividades presenciais
Objetivo – Ensinar o artesão a melhor forma de administrar seu empreendimento.
B – Empreendedorismo para pequenos negócios: Muitos empreendedores abrem seus negócios por necessidade. Conseguem se manter de pé por pouco tempo porque não conseguem administrar (da padaria ao açougue, da quitanda à pequena loja de roupas, do brechó a escola de idiomas). A atividade ensina como administrar as finanças, como administrar o RH, como administrar o tempo.
16h/aula – com atividades presenciais
Objetivo – Fazer com que o pequeno empreendedor possa alinhar o seu pequeno negócio e muitas vezes sair do vermelho.
C – Empreendedorismo para criativos: Da mesma forma que o pequeno empreendedor o criativo também precisa aprender a administrar o seu negócio. A primeira providência é ele entender que o seu fazer artístico (dança, música, teatro, artes plásticas, desenvolvedor de games e software, etc) precisa ter o mínimo de organização. Passar conteúdos de planejamento administrativo e financeiro para que o empreendimento possa alavancar e ter sucesso.
16h/aula – com atividade presenciais
Objetivo – Fazer com que o artista possa empreender o seu negócio artístico.
D – Curso Gestão Cultural e Economia Criativa – Existe uma demanda muito grande por conhecimento em gestão para os segmentos da economia criativa. Este curso de 24h/aula habilitará o participante para a administração do seu empreendimento e seus projetos com a competência que o mercado vem exigindo. Sabemos a importância da informação para que agentes sociais e culturais (artistas, gestores públicos, membros dos conselhos de cultura, estudantes, empreendedores criativos, gestores no terceiro setor, etc.) possam viabilizar seus projetos. Além disso existe uma dificuldade recorrente de que estes profissionais apresentem projetos consistentes e profissionais tanto para os órgãos públicos como para potenciais patrocinadores.
24h/aula – com atividades presenciais
Objetivo – Preparar o participante para apresentar projetos sociais e culturais de forma mais profissional atendendo as exigências do mercado
E – Entendendo o terceiro setor – Atividade para gestores em Associações sem Fins Lucrativos que mantenham sede na região do CONTRATANTE. Sabemos que a maioria das instituições são fundadas para atender a demanda de um problema muitas vezes específico e a profissionalização dos gestores raramente acontece fazendo com que a maioria das Associações tenham uma vida curta.
16h/aula – com atividades presenciais
Objetivo – Profissionalizar a gestão das associações sem fins lucrativos da região sul da cidade de São Paulo.
F – Entendendo o Sistema Nacional de Cultura – atividade para: – membros de Conselho Estadual e/ou municipal de Cultura; – interessados em se candidatar para vagas de Conselhos de Cultura; – Gestores públicos ou gestores culturais que estejam em processo de implantar o Sistema Municipal de Cultura em suas cidades/localidades.
4h/aula – com atividades presenciais
Objetivo – Fazer o participante entender o mecanismo do Sistema Nacional de Cultura e a importância da implantação e gestão dele nos municípios.
G – Criatividade e Artes Plásticas – Cada atividade usa a criatividade de uma forma específica. Foco aqui nas artes plásticas que envolvem não apenas a pintura, desenho, escultura, mas também a confecção de roupas e outros objetos que são feitos por artesãos. Como acionar de modo prático a sua criatividade, relacionada ao fazer do artesão.
16h/aula – Atividades presenciais.
Objetivo – Entender os mecanismos da criatividade, desinibir os mecanismos da criação que estão sujeitos a cultura e sociedade e o mercado como um todo.
H – Criatividade, Teatro, Movimento, Corpo – Como aplicar a criatividade a trabalhos que envolvem pequenas apresentações teatrais ( festas infantis p. ex.), movimento corporal, para apresentações de danças, aos precisam de algumas forma utilizar o corpo para realizar seu fazer profissional.
16h/aulas- Atividades Presenciais.
Objetivo – Entender os mecanismos da criatividade e aplicá-los aos trabalhos dos participantes.
I – Marketing para produtos culturais e artísticos – A grande maioria dos eventos e serviços culturais são experiências criativas e enriquecedoras oferecidas ao público. Só que elas não estão sendo tratadas com o mesmo cuidado que as outras mercadorias que são oferecidas ao público.
16/aulas – Atividades Presenciais.
Objetivo: Dar ao participante conhecimentos sobre os mecanismos de funcionamento da cultura na sua dimensão de mercado e de identificar seus limites e suas vantagens e como trabalhar estrategicamente, com base nos conceitos de valor e identidade.
2 – PALESTRAS
As palestras terão por objetivo sensibilizar o público-alvo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e qualidade de vida do participante. Estas palestras serão ministradas necessariamente, nas instalações do CONTRATANTE e/ou locais próximos, na região de sua abrangência / planta e preferencialmente a população dessa mesma região.
Logística para as atividades: Sala de aula/auditório com acomodações para os participantes de cada uma das atividades com cadeiras universitárias. Equipamento Datashow, computador para apresentações virtuais. Conexão Internet disponível.
Valores sob consulta
Duração – atividade de até 3 horas com apresentação e abertura para sanar dúvidas do público presente
Participantes – quantidade indeterminada e dependendo da capacidade do espaço.
Temas possíveis
A – Sensibilização para Economia Financeira Familiar
B – A importância da gestão do tempo
C – Usando as mídias sociais para vender produtos e serviços
D – Fotografia para quem vende produtos ou serviços pela internet
E –Entendendo o Facebook como ferramenta para venda de produtos
F – Design Thinking para iniciantes
G – Começando um Plano de Negócios
H – Marketing pessoal
I – Primeiro emprego e meu primeiro currículo
J – Construindo uma história pessoal
K – Alternativas e oportunidades para geração de ocupação e renda
L – Geração de ocupação e renda nos dias de hoje
M – Direitos autorais para criativos.
U – Organização do tempo pessoal para o dia render mais.
V – O que é Economia Criativa?