Comunidades de refugiados, migrantes e descendentes que quiserem participar como expositores na 25ª edição do evento do Museu da Imigração, em São Paulo, podem se inscrever pelo site da instituição.

                                                                                                            Da Redação – Agência Árabe Brasil

São Paulo – Faltam apenas 15 dias para que as inscrições para participar da 25ª Festa do Imigrante sejam encerradas. A tradicional celebração que reúne comunidades de refugiados, migrantes e descendentes de estrangeiros de dezenas de países ocorrerá em junho. Interessados em expor suas tradições por meio de gastronomia, dança, música, artesanato, oficinas e contação de histórias podem preencher o formulário no site do Museu da Imigração até 31 de janeiro. Na foto acima, o falafel, prato típico árabe, servido na edição de 2019.

Ano passado, mais de 22 mil pessoas prestigiaram a festa no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, em São Paulo, com atrações de 48 países, entre eles, cinco árabes, Síria, Palestina, Marrocos, Iraque e Egito. Outros países participantes da 24ª edição foram Alemanha, Armênia, Bolívia, Bulgária, China, República do Congo, Espanha, Grécia, Índia, Japão, México, Polônia e Rússia.

A seleção dos grupos e confirmação dos participantes serão divulgadas em fevereiro.

Divulgação/24ª Festa do Imigrante
O Iraque foi um dos países participantes em 2019

Ao longo dos três dias de evento em 2019, foram 58 expositores de alimentação, 29 de artesanato e apresentação de 48 grupos artísticos. Os árabes estiveram presentes em diversas atrações, como as contações de história dos livros “Layla, a Menina Síria” e “Um outro país para Azzi”; show do Grupo Sawalef, do Marrocos; aula de dança do ventre do Espaço Artístico e Terapêutico Malaika; aulas de Dabkeh,  dança típica árabe, e dança do ventre com o grupo palestino Arab Productions – Canja; oficina de artesanato árabe “Suporte para vasos na técnica do macramê”, e oficina de caligrafia árabe com o palestino Salim Mhanna.

A Festa do Imigrante tem programação para toda a família, com atrações para crianças, jovens e idosos, e desde 2018 o evento disponibiliza recursos como tradução em Libras para oficinas e aulas de dança, e as apresentações artísticas contam com áudio descrição. A festa entrega folhetos informativos em braile e tem uma equipe à disposição para o atendimento de pessoas com deficiências auditiva e visual.

O Museu da Imigração é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Sempre no mês de junho, a celebração está consolidada no calendário cultural de São Paulo. A programação ocorre das 10 às 18 horas. As datas exatas ainda não foram divulgadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.