Economia Criativa
Com o objetivo de aproximar cidades que adotam soluções criativas para promover o desenvolvimento urbano sustentável, a inclusão social e a produção cultural, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou em 2004 a Rede de Cidades Criativas. Desde então, já selecionou 116 cidades em todo o mundo, em sete categorias: Artesanato e Arte Folclórica, Design, Filme, Gastronomia, Literatura, Música e Artes de Mídia.
No Brasil foram selecionadas: Florianópolis (SC) e Belém (PA), na categoria Gastronomia; Curitiba (PR) em Design; Salvador (BA) na categoria Música e Santos (SP) em Filme.
Gastronomia: o Ver-o-Peso foi criado em1627 e é referência em entreposto pela variedade de ingredientes da região amazônica. Ao aderir à Rede, as cidades assumem o compromisso de promover indústrias culturais, compartilhar melhores práticas, incentivar a participação popular e integrar a cultura nas estratégias de desenvolvimento econômico e social.
Santos tem 25 salas de cinema sendo três públicas. E realiza festivais como o Curta Santos, (curta metragens). As cidades que se candidatam à fazer parte da Rede de Cidades Criativas devem focar a criatividade local como fator estratégico e estar alinhadas à missão da Unesco em relação à promoção diversidade. Desta forma, através de uma plataforma global, a Rede facilita o compartilhamento de experiências entre as cidades membros cujas atividades são baseadas no tema turismo criativo e cultural. E assim facilita conhecimentos e recursos por meio de parcerias com os setores público e privado, organizações profissionais, comunidades, sociedade civil e instituições culturais em todas as regiões do mundo.
A Agenda 2030 da Unesco, adotada pela comunidade internacional em setembro de 2015, aponta a cultura e a criatividade como fatores-chave para o desenvolvimento urbano sustentável. A atuação da Rede está alinhada à nova agenda global. A próxima reunião da Rede de Cidades Criativas da Unesco está prevista para setembro de 2016, em Östersund (Suécia).
Autoria
Sandra Vasconcelos
Sandra Vasconcelos é co-founder da Maximize Marketing. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Artes Visuais e Gastronomia (Espanha). Com o blog Babel das Artes, ganhou o Prêmio Nacional Top Blog. Foi finalista no Prêmio Brasil Criativo 2014 do Ministério da Cultura