• Escrito por  Rômulo Madureira – publicado em http://www.portalnovarejo.com.br/

Refranchising: você sabe o que é?

Nova tendência vem sendo utilizada por grandes marcas de franquias

Mais comum no setor de franquias dos Estados Unidos, o refranchising é um termo usado para definir a venda de franquias que já estão em funcionamento para os próprios empresários franqueados ou para novos investidores. A prática pode ser uma alternativa para implantar novas formas de administração ou para melhorar resultados fracos nas vendas.

O diretor da Global Franchise Latin America, Wagner Lopes D’ Almeida, responsável por mais de 40 marcas estrangeiras no Brasil, diz que orefranchising é uma estratégia organizacional que faz parte do crescimento ‘natural’ do setor. Algumas redes se desfazem de suas unidades próprias para focar exclusivamente no negócio de franquias, deixando as responsabilidades administrativas apenas para os franqueados.

Segundo Almeida, a iniciativa é uma oportunidade para atrair investidores de qualidade, com possibilidade de trazer uma nova perspectiva para o negócio. No entanto, tanto no caso de vender para quem é já franqueado quanto para um investidor, o refranqueamento precisa ser bem estruturado.

“O ideal é que antes da transição, a operação da unidade seja avaliada para identificar quais as práticas estão funcionando e quais precisarão mudar para estarem de acordo com o modelo proposto para o crescimento da rede”, explica.

De acordo com a Global Franchise, o que algumas franqueadoras já vêm fazendo é enviar uma equipe especializada até a loja para avaliar porque essa unidade não está vendendo como deveria. Se for constatado que a administração da loja é a razão para o insucesso, a marca então optaria por substituir o franqueado.

Uma resposta