Para iniciar o ano nada melhor que um projeto que reúna educação e um grande mestre. É o caso desse prédio educacional chinês.

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse projeto foi sem dúvida a forma de seu telhado. Essa intrigada teia de madeiras interpostas me pegou visualmente só depois fui conferir de quem era o projeto. Pois é de um vencedor do Pritzker – o Nobel da Arquitetura. O chinês Wang Shu e sua esposa Lu Wenyu, do escritório Amateur Architecture Studio .

Esse projeto faz parte de uma série de prédios projetados pelo estúdio para o Campus Central da Academia de Arte da China, onde o mestre chefia o departamento de Arquitetura. Segundo o próprio Wang Shu, a sua ideia era expressar o espírito chinês nesse prédio.

Há um interessante encaminhamento pelo prédio que vai levando os visitantes a descobrir espaços e se envolver com os espaços que reúnem uma mistura harmoniosa de modernas técnicas de construção com a tradicional cultura artesanal chinesa.

Talvez a melhor descrição do edifício venha de seu idealizador:
 
“O prédio não é sobre a forma ou a forma: é sobre a descoberta. De uma camada para outra, oferece surpresas.”

Seu primeiro trabalho depois da premiação do Pritzker, o prédio traz referências de suaobra anterior, mas é nos instigantes espaços que se descobrem ao caminhar por ele que o arquiteto mostra toda a sua maestria.

por ELENARA LEITÃO
Compartilhado de: http://arquitetandoideias.blogspot.com.br/2014/01/master-class-obra-de-mestre.html

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.